18/01/2010

A cozinha maravilhosa de Ofélia

Posted in Sopa de Letrinhas tagged , at 7:05 pm por Paula R.

Depois de assistir ao filme Julie & Julia, em que uma blogueira tem como fonte de inspiração uma famosa culinarista americana, fiquei incomodada com o fato de, até hoje, não ter escrito nada sobre a cozinheira que inspirou o nome deste blog: a Ofélia Ramos Anunciato (1924-1998).

Os mais novos podem não se lembrar, mas, por 30 anos, a paulista esteve à frente de um programa de TV chamado “A cozinha maravilhosa de Ofélia”, que fez parte do cotidiano de milhares – talvez milhões – de donas de casa, além do imaginário de crianças e adolescentes que apenas observavam a confecção daqueles pratos apetitosos. E eu era uma dessas.

Sempre que podia, chegava da escola e assistia pelo menos o finalzinho do programa que passava na Bandeirantes, esperando o almoço de verdade ficar pronto. Dava até para sentir o cheiro. Lembro até hoje de quando recebi a notícia de sua morte, em 1998; já estava na faculdade e fiquei com a sensação de que parte da minha infância estava indo embora também.

Seu ponto forte eram as receitas destinadas ao dia a dia, sem grandes complicações ou refinamentos. Ofélia, com seu penteado impecável e sua voz macia, foi a Julia Child brasileira e inspirou todos os outros programas de culinária que se seguiram no Brasil.

Também em livros

Antes de aparecer na telinha, Ofélia escreveu a coluna sobre culinária “Um docinho para mamãe”, no jornal Tribuna de Santos. Depois, ao longo da carreira, acabou por compilar suas receitas em 14 livros, todos publicados pela Melhoramentos, como “O Grande Livro da Cozinha Maravilhosa de Ofélia” e “Ofélia, O Sabor do Brasil “, que foi traduzido para o inglês e ganhou o prêmio Jabuti em 1997.

Nesse começo de ano, descobri que relançaram mil de suas receitas no livro “A maravilhosa cozinha de Ofélia”. A edição traz ainda um DVD com explicações passo a passo de seus pratos preparados por grandes chefs. E foi esse o primeiro livro que comprei, já cumprindo uma das minhas resoluções de Ano Novo. Assim que testar alguma receita, é claro, venho dividi-la aqui.

12 Comentários »

  1. Paula said,

    Paulinha, meu pai trabalhou com a Ofélia e tem um monte de histórias e passagens com ela. Vira e mexe ele lembra de alguma coisa e conta pra gente. Um dia você vem nos visitar pra ele te contar pessoalmente, tá?

    Beijão

    • Fátima said,

      Oi Também vi o filme e sou “orfã” da Olfelia como voce!!Amei o Blog e me tornei seguidora. Bjs e Sucesso!!!

  2. Paula R. said,

    Que legal! Vai ser o máximo! ;-)

  3. Meire (mãe) said,

    Eu também qdo era jovem via minha mãe fazendo as receitas da ofélia, que eram uma delícia .
    Bjs

  4. aline coelho said,

    Oi Paula, sempre assisti o programa da Ofélia e aprendi muita coisa com ela… Acabei de assistir o filme Julie & Julia e assim que o mesmo começou foi impossível não me lembrar de nossa grande Ofélia!!!!
    Adorei seu comentário!

    • Carol said,

      Paulaaaa! Eu tenho uma coleção de livros da Ofélia! Meu pai fez a coleção e me deu de presente quando eu tinha uns 14 anos, acredita? kkkkkk #saudadesdaaparecida
      Bjs

  5. Maria Anunciacao said,

    eu fui uma que esperva todos os dias o programa da OFELIA E ATE HOJEQUARDO COM CARINHO OS LIVROS DELA QUE E UMA COLEÇAO QUE GANHEI E COM MUITA SAUDADE QUE DEIXO MEU ABRAÇO………………………………

  6. Adriana said,

    Olá Pessoal!
    Casei-me em 76 e aprendi a cozinhar assistindo aos programas da Ofélia. Aprendi muito com ela inclusive os primeiros bolos dos aniversários da minha filha. Tenho até hoje algumas receitas anotadas de seu programa.

    Saudades,

  7. Quitéria said,

    quando eu casei não sabia cozinhar nada, ao sair do trabalho, ia correndo ligar a tv em casa saudades para assistir Ofélia e fazer suas receitas rápidas e deliciosas, para o almoço! meu marido ficava encantado com as receitas. Hoje cozinho bem melhor graças à Ela. sinto muitas saudades dela e de seu programa.

  8. Alaide Rosa said,

    Aprendi muito c a Ofélia, sempre de cozinhar, mas foi com ela que aprendi quase tudo que sei.
    Saudades eterna!!!!!!!!!!

  9. [...] Para saber mais: Julia Child, doodles, Julie & Julia (livro e filme), Ofélia. Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar [...]

  10. Paula, AMEI !!!!! tdo. Bjos tia Mi.


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41 outros seguidores

