28/08/2009

Purê

Posted in Receitas de salgados tagged , , , às 12:51 pm por Paula R.

pure_catalin_stratila

:. Fácil – Porção para 4 pessoas

Ingredientes:
6 batatas médias
½ xícara de leite
1 colher de margarina
Temperos (sal, cebola, alho…)
Óleo

Modo de preparo:
– Lave e cozinhe as batatas com casca, colocando duas pitadas de sal na água. Se fizer numa panela comum, estará no ponto quando um garfo entrar com facilidade. Caso prefira fazer na panela de pressão, basta deixar 5 minutos depois que abrir a pressão.
– Retire as batatas da água e deixe esfriar. Retire as cascas com a mão ou com uma faca e passe pelo espremedor de batata.
– Numa panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e frite a cebola e o alho ou o tempero pronto.
– Acrescente as batatas espremidas, o leite, a margarina e duas pitadas de sal (se o tempero pronto incluir sal, melhor provar antes de acrescentar mais).
– Misture bem com uma colher e mexa até a massa uniforme começar a soltar bolhas de vapor. Se preferir uma consistência mais mole, acrescente um pouco mais de leite.

Nota: para fazer um purê de mandioquinha, o princípio é o mesmo que o de batatas. Minha amiga Pri Valdes costuma fazer uma versão mista que leva batata e mandioquinha na mesma proporção. Vou testar.

:. Historinha…
Purês são uma guarnição fácil de fazer e que acompanha de tudo: peixes, frangos, lingüiças, filés e até cachorro-quente. Muitas vezes acaba dispensando a necessidade de se fazer arroz e feijão ou alguma massa para acompanhar a carne; mas daí é bom ter uns legumes para complementar a refeição. Sem contar que são uma delícia e caem bem até quando a gente está meio doente. Minha mãe costumava fazer uma versão com pouco leite, para ficar mais dura, que era servida numa travessa e coberta com molho de tomate e queijo ralado.

(Foto: Catalin Stratila/stock.xchng)

Anúncios

2 Comentários »

  1. Betsy said,

    Ahh, um outro segredinho que eu aprendi: quando for colocar as batatas e/ou mandioquinhas para cozinhar, colocar também um temperinho tipo Sazon junto com a água. Dai você não precisa colocar o sal e a batata fica com um gostinho a mais!

    Bjokas

  2. Terezinha said,

    Também como orfã da querida Ofélia, aprendi com ela a deixar o purê muito mais cremoso e saboroso. No lugar do leite, colocar creme de leite. É sucesso garantido. Bjs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: