13/09/2009

Feira da comilança

Posted in Por aí tagged , , , , às 11:56 pm por Paula R.

revelando“Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo” é o nome oficial da feira que acontece todos os meses de setembro no Parque da Água Branca, em São Paulo, mas que também poderia ser conhecida pela alcunha acima.

O evento, que valoriza e divulga a cultura caipira, está em sua 13a edição e reúne expositores de todo o interior do estado com centenas de barraquinhas de comida e artesanato. Também resgata os diversos aspectos culturais da região com apresentações de danças e músicas típicas no palco central.

Uma das áreas da feira também é reservada para expositores de comunidades de imigrantes e descentes de outros países, o que rende guloseimas como docinhos portugueses e quitutes árabes.

Vamos ao que interessa
Dentre as iguarias podem ser encontrados feijão tropeiro, vaca atolada, virado a paulista, galinhada… E o melhor: tudo muito light – não nas calorias, mas no preço. Uma das minhas barracas preferidas é a de Barretos, com sua tradicional queima do alho*.

Outro destaque fica por conta do churrasco chamado “rojão”, uma espécie de kafta de carne de porco assada em espetinhos de bambu. Seu estande fica numa área meio reservada, chamada Rancho Tropeiro, próximo à entrada da rua Germaine Bruchard. Apesar dos portões fecharem às 21 horas, esse espaço funciona até mais tarde, com direito a muita cachaça e música de viola.

Serviço:
XIII Revelando São Paulo
Local: Parque da Água Branca
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455, São Paulo-SP
Data: de 11 a 20 de setembro
Horário: das 9 às 21 horas
http://www.abacai.org.br/revelando.php
Não tem estacionamento dentro do parque.

*Nota (14/09): acabei de ficar sabendo que a barraca de Barretos, excepcionalmente, não está participando da feira este ano.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Ferclis said,

    Vale a pena conferir….
    Mto boa comida mesmo……

    Vontade de voltar!!

    Bjos

  2. Rafael said,

    Ontem comi frango c/quiabo, linguiça caseira frita, arroz, feijão gordo, couve e farofa. E um torresminho sensacional… Tudo no mesmo prato — na verdade, na mesma bandejinha de isopor.
    Hoje desfrutei de uma costelinha de porco assada acompanhada de guarnições semelhantes, cozidas no fogo de lenha.
    Tudo muito bom… Sem falar da imensa variedade de cachaças…
    O único problema do evento são os talheres de plástico vagabundos que eles fornecem. Cortar carne com garfinho de bolo de aniversário não dá…

  3. […] Revelando SP, rojãozinho às 12:54 pm por Paula R. Ontem, finalmente, consegui dar um pulo na feira do parque da Água Branca. Comi uma porção de alheira numa barraca portuguesa (R$ 6), que estava uma delícia. Também […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: