19/01/2010

Bom exemplo

Posted in Por aí tagged , , , às 12:47 pm por Paula R.

Sempre fico feliz (e com mais esperança), quando fico sabendo de gente que se preocupa com o mundo e faz alguma coisa para mudá-lo. Assim é a história do Projeto Gastromotiva, vencedor da primeira edição do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, promovido pela Folha em 2009. Veja o video.

A iniciativa busca capacitar jovens de baixa renda em gastronomia e incentivá-los a abrir negócios no ramo em suas comunidades de origem. Além dos cursos profissionalizantes, são oferecidos serviço de bufê e venda de produtos (utensílios desenvolvidos pela artista Rachel Oshino, além de azeites aromatizados, geléias e temperos preparados pelos aprendizes).

A Gastromotiva foi idealizada em 2005 pelo chef de cozinha e professor de Gastronomia, David Hertz, e hoje ela é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A inspiração do curitibano veio da experiência de vida da jovem Uridéia Andrade, sua aluna no “Cozinheiro Cidadão”, programa de formação de auxiliares de cozinha na favela do Jaguaré, em São Paulo, criado um ano antes.

Uridéia é recém-formada em Gastronomia pela Anhembi-Morumbi e integra a equipe de profissionais da organização, como coordenadora do Bufê Escola.

O curso

Em 480 horas, o curso oferece aulas teóricas, práticas, visitas técnicas e estágio no Bufê Escola Gastromotiva. Os alunos aprendem a executar receitas, manipular utensílios, além de noções de serviço de mesa, bar e recepção em eventos. A próxima turma acontece de abril a agosto de 2010 (de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h ou 19h às 23h). Inscrições no site: http://www.gastromotiva.org/

(Fotos: reproduzidas do blog. Video: da Blá Blá Produções)

Anúncios

2 Comentários »

  1. Meire (mãe) said,

    Ainda bem que existem pessoas que arregaçam as mangas e tomam iniciativas que podem melhorar a vida de muitas pessoas . Vc divulgando está fazendo a sua parte…

  2. Renata said,

    Olá! Muito obrigada por nos ajudar a divulgar a Gastromotiva!!!

    Se quiser nos conhecer um pouco mais, por favor não hesite emnos contactar:
    renata@gastromotiva.org

    Abs,
    Renata


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: