03/05/2010

Torta Maria Amélia

Posted in Receitas de salgados tagged , , às 10:20 pm por Paula R.

:. Fácil/Médio – Porção para 6 pessoas

Ingredientes:
250 g de presunto
250g de mussarela
3 colheres (sopa) de azeitonas pretas (ou verdes) picadas
3 colheres (sopa) de uvas passas (opcional)
1 lata de creme de leite
50 g de fermento Fleishman ou de padaria
250 ml de leite morno
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de óleo
1 ovo
Sal e açúcar
350 g de farinha de trigo
2 gemas

Modo de preparo:
– Fatie ou corte em cubos o presunto e a mussarela. Misture-os com a azeitonas, uvas passas e o creme de leite. Reserve.
– Numa outra vasilha, dissolva o fermento no leite morno.
– Adicione a margarina, o óleo e um ovo, misturando até ficar uniforme. Acrescente uma pitada de sal e uma de açúcar.
– Misture a farinha aos poucos até a massa ficar em ponto de abrir. Separe-a em três partes.
– Abra uma delas para forrar o fundo de uma fôrma redonda e a outra para as laterais. Coloque o recheio reservado dentro.
– Abra o 1/3 de massa restante e corte em tiras. Cubra a torta cruzando-as e espalhe as gemas com um pincel ou com os dedos. Asse em forno a 200 graus, de 20 a 30 minutos.

:. Historinha…
Essa é uma das minhas receitas favoritas feitas pela minha tia Miriam e é quase uma marca registrada. A última vez que fui visitá-la, ela a fez para mim – com direito a fotos e receita ditada tintim por tintim. Já estou com saudade. Das duas. Essa torta é inspirada na de uma confeiteira da minha cidade, por isso é conhecida por seu nome na minha família.

5 Comentários »

  1. CaLi said,

    AAAAIIIIIIII….
    AMO a torta Maria Amélia da tia Mi…hehhe
    Espero q ela faça qdo eu for visita-la no final do mes,,,rsrsrs
    Bjinhos

  2. said,

    Essa é para repetir!!
    Cuca, essa foto foi tirada em casa? conheço esse prato! Caramba, nem me chamaram para um pedaço…
    é o mesmo caso do salame, mas tudo bem… (KKKKKKKKKK)
    bjs

  3. Carol said,

    Hummmmm…quem sabe me aventuro a fazer essa torta!!!Parece ser uma delícia!

  4. Ferclis said,

    Pior Rê, foi q nesse dia a torta foi pro forno e só ficou pronta uns minutos depois q eu tinha ido pra rodoviária……fiquei só com o cheirinho dela……..:(

  5. […] mãe ficou encarregada das tortas (torta Maria Amélia, de brócolis com bacon de liquidificador e de frango, que eu ainda preciso aprender a fazer). O […]


Deixe um comentário

