09/05/2010

Croquete de batata

Posted in Receitas de salgados tagged , , , às 11:54 am por Paula R.

:. Médio – Porção para 6 pessoas

Ingredientes:
1 kg de batatas
1 ovo
Farinha de trigo
1/2 kg de carne moída
Azeitonas (opcional)
Tempero (cebola, alho, cheiro verde, sal…)
Óleo

Modo de preparo:
– Refogue a carne moída a seu gosto. Sugestão, frite três dentes de alho, 1/3 de uma cebola e acrescente a carne. Adicione três pitadas de sal, duas colheres de azeitonas picadas e um pouco de cheiro verde.
– Coloque uma colher de sobremesa de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água para dar liga. Reserve.
– Cozinhe a batata na panela de pressão por 10 minutos depois que abriu pressão. Deixe esfriar, retire a casca e passe pelo espremedor de batatas.
– Numa vasilha, acrescente o ovo, sal a gosto e farinha de trigo até não grudar nas mãos (em torno de umas cinco colheres de sopa).
– Para montar os croquetes, coloque um pouco de farinha num prato fundo, pegue uma colher de sopa de massa, empane no trigo e abra na palma da mão. Coloque um pouco do recheio e enrole na forma de croquete.
– Passe novamente na farinha e frite em óleo quente. Escorra em papel toalha.

:. Historinha…

Essa é uma das minhas receitas favoritas da minha mãe, por isso a escolhi para ilustrar esse Dia das Mães. Não sei onde ela aprendeu e nunca fiz aqui em casa sozinha, mas já ajudei a enrolar muitos croquetes. Esse também é o prato preferido do meu pai, por isso é presença garantida no Dia dos Pais e em seu aniversário – quando não posso ir em algum deles, peço para congelarem um pouquinho pra mim. Os croquetes acompanham bem arroz branco e uma salada simples ou de maionese. Uma delícia! Comer com um pouquinho de molho inglês dá um toque extra.

(Fotos: cartaz do filme A marcha dos pinguins + Meire P.R.)

Anúncios

7 Comentários »

  1. Jonatas Lacerda said,

    hmmmmmm parece delicioso…… deu vontade de comer rsrsrs

  2. CaLi said,

    Olha Cuca, apesar de na nossa casa essa receita nos fazer lembrar do nosso pai…está ilustrando mto bem o dia das mães, afinal as mãos que o fazem são sempre as dela. A massa é incrivel e a carne molhadinha…impossivel comer um só. Tb é uma das minhas receitas favoritas, por isso tento aprender a fazer td vez, mas nenhuma comida é igual a da mamãe.

    FELIZ DIA DAS MÃES a tds as mães!!!!

    bjo grd

  3. CaLi said,

    PS: a foto do pinguim ficou perfeita para o dia…

  4. Betsy said,

    Ai, amiga, água na boca… hummmm

  5. meire (mãe) said,

    Adorei a homenagem e , a receita é da sua avó paterna , mas nenhuma das filhas dela consegue fazer , eu como uma boa nora sou a única que faço ahahah

  6. […] pelo primo que faz gastronomia e do qual peguei a receita, obviamente. Tive ainda um bônus com o croquete de batata e carne, feito somente no Dia dos Pais e no aniversário do meu, que teve edição […]

  7. […] ano especial, 57 também foi marcado pelo nascimento da mãe desta que vos fala, autora do melhor croquete de batata com carne, do melhor bolinho de chuva e das primeiras receitas que aprendi na […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: