09/06/2010

Bruschette de inverno

Posted in Receitas de salgados tagged , , , às 6:44 pm por Paula R.

Conforme comentei no post sobre o livro Sob o sol da Toscana, selecionei algumas receitas citadas pela autora Frances Mayes, que servem como boas opções de entrada nesse friozinho. Elas são um pouco diferentes das que estamos acostumados por aqui, que levam queijo, tomate e manjericão. Abaixo, segue trecho do capítulo “Anotações da culinária de inverno”. Depois, é só escolher o vinho certo…

“Crostini, os antipasti que aparecem em todos os cardápios da Toscana, e bruschette são pedaços de pão sobre os quais se aplicam ou se espalham diversas coberturas. Os crostini são fatias redondas de pão, daquelas bisnagas vendidas no forno. (…) Bruschette são feitas com pão de forma comum, fatiado, molhado rapidamente no azeite de oliva, grelhado ou assado na brasa, no qual depois se esfrega um dente de alho. No verão, com tomates picados e manjericão, aparece muitas vezes como primeiro prato ou lanche. Já as robustas bruschette de inverno são divertidas de preparar na lareira. Quando amigos aparecem de surpresa, nós abrimos um forte vino nobile.

Bruschette com pecorino e nozes

Prepare bruschette como descrito acima. Para cada bruschetta, derreta lentamente uma fatia de pecorino (ou fontina) numa frigideira sobre carvões quentes ou no fogão. Quando ligeiramente derretido, salpique nozes picadas sobre o queijo. Com uma espátula, passe o queijo para o pão tostado.

Bruschette com pecorino e prosciutto

Prepare bruschette. Numa frigideira de ferro sobre as brasas ou numa frigideira antiaderente no fogão, derreta levemente o pecorino, cubra com o prosciutto e então com mais uma fatia de pecorino. Vire para que os dois lados derretam e encrespem nas pontas. Passe para o pão.

Bruschette com verduras

Pique cavolo nero, repolho negro (ou acelga). Tempre e refogue em azeite de oliva com dois dentes de alho amassados. Espalhe um ou duas colheres de sopa em casa bruschetta.

Bruschette com pesto di rucola

Prepare bruschette, desta vez cortando o pão em pedaços pequenos. Num pilão ou num processador de alimentos, triture um molho de rúcula, sala e pimenta, dois dentes de alho e ¼ de xícara de pinhões. Misture bem e então vá incorporando lentamente azeite de oliva em quantidade suficiente para fazer uma pasta grossa. Acrescente ½ xícara de parmesão ralado. Passe no pão tostado.”

Nota: não é tão fácil encontrar pecorino ou fontina por aqui, mas acho que podemos fazer experimentações com outros queijos. O prosciutto pode ser trocado pelo presunto de parma e o repolho roxo pelo comum ou por acelga. Que tal?

(Foto: Jana Kollarova/stock.xchng)

Anúncios

1 Comentário »

  1. meire (mãe) said,

    Ai , fiquei com água na boca,…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: