23/06/2010

Pé-de-moça

Posted in Receitas de doces tagged , , , , às 12:19 am por Paula R.

:. Médio – Porção para 10 pessoas

Ingredientes:
1 pacote de amendoins sem casca
3 xícaras de açúcar
1 lata de leite condensado
Forma untada com margarina

Modo de preparo:
– Leve ao fogo médio uma panela com o amendoim e o açúcar. Mexa constantemente até o açúcar começar a derreter.
– Num primeiro momento, o açúcar pode formar pedrinhas duras, por isso é importante mexer sempre para evitar que forme placas ou grude no fundo. Quando estiver transparente, desligue o fogo.
– Acrescente o leite condensado imediatamente, mexendo sem parar. Assim que estiver bem misturado, leve à forma untada. É bom alguém ajudar nessa hora, ou segurando a panela ou raspando o conteúdo com uma colher.
– Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

:.Historinha…

Adoro essa época de festa junina, vinho quente, bolo de fubá, milho verde, paçoquinha. Mas não tem jeito: esse pé-de-moça é meu doce favorito! Nem entendo porque a gente acaba lembrando de fazer só em junho. Quem me ensinou a receita que fotografei foi minha irmã caçula – leitora número 1 desse blog e melhor cozinheira da família da minha geração. É uma versão do tradicional pé-de-moleque que fica irresistível. Boa para o Dia de São João. Boa pra Copa. Boa para o ano todo.

Nota (14/out/10): como mais alguém pode ter a dúvida de uma leitora que acabou de escrever por sua receita não ter dado certo, o pacote de amendoins em questão é de 500g (exemplo). Eu e as pessoas da minha família costumamos usá-lo cru mesmo, pois, durante a fase de derretimento do açúcar, ele acaba cozinhando. Se alguém preferir torrá-lo antes, depois me conte como ficou. Abs!

(Fotos: Paula R.)

Anúncios

5 Comentários »

  1. CaLi said,

    Nossa…melhor cozinheira da família?? Q honra!!!
    Pra mim esse tb é o melhor doce de festa junina e pena q comemos tão pouco…É meio chatinho de fazer, mas o sabor vale qquer esforço…rs

    PS: Logo logo vou perder meu posto de “melhor cozinheira” pro Tchelo…rsrs!!

  2. Carol said,

    Prima, vc é fogo!!!Que receita é ESSAAAAA????
    Tô morrendo de vontade de fazer!!!De comer!!!
    O São João aqui pega fogo, amanhã vou p/Caruaru, mas são outras comidinhas que rolam, diferentes das daí, não acho tão gostosas!

  3. Milena said,

    Fiz a receita! Super aprovada!
    Beijos

  4. Karina said,

    Eu provei e ficou uma delícia!! difícil parar de comer!! 🙂

  5. Lucimara said,

    Eu ameiii,,maravilhoso o doce!!
    Só que é dificil parar de comer!! rsrsrsr

    bjoss meninas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: