03/11/2010

Receita brasileira, nome gringo

Posted in Por aí tagged , , , às 4:19 pm por Paula R.

Brasileiro adora um estrangeirismo e nomes em outros idiomas para batizar edifícios, ruas, carros e até filhos e, com um olhar um pouco mais atento, dá para notar um reflexo disso também no universo das comidas.

Durante a Copa do Mundo, um amigo* me perguntou se a torta holandesa era mesmo da terra da seleção laranja, mas eu não soube responder. Como tem contato com uma holandesa por conta de seu trabalho, esse mesmo amigo resolveu matar nossa curiosidade por e-mail, lhe perguntando se havia alguma “dutch pie” correspondente à foto da sobremesa anexada. E a resposta foi:

“Well, I don’t know about this! It doesn’t look familiar. I looked up some recipes on the web and the ingredients aren’t even really Dutch. I’ve never heard of a typical Dutch cake being made with condensed milk, but I’m curious what it tastes like now though.” A tradução seria mais ou menos essa: “Bem, eu não conheço! Ela não me parece familiar. Procurei algumas receitas na internet e os ingredientes não são exatamente holandeses. Nunca ouvi falar de algum bolo típico holandês que fosse feito com leite condensado, mas fiquei curiosa para saber que gosto esse tem”.

Segundo uma breve pesquisa na net, a torta holandesa foi criada aqui no Brasil mesmo, mais especificamente na cidade de Campinas (SP), no início dos anos 90. O nome teria sido inspirado nos bons momentos que sua criadora passou na Holanda numa época da vida. Vivendo e aprendendo…

Além da torta holandesa, assim sem pensar muito, me lembro do pão francês, que na verdade surgiu no início do século XX por encomenda de brasileiros que tinham visitado a Europa e pediam que fosse reproduzido um pão comum em Paris na época – o resultado foi um pão com aparência semelhante, mas receita diferente. E também a pizza napolitana, que teve sua receita protegida por lei esse ano e não tem nada a ver com a que pedimos aqui. Ou no seu “disk pizza” tem alguma opção feita com tomate sem cascas, mussarela de búfala de Campania, alho, óleo de oliva e basílico?

* Com a colaboração de Daniel P.

> Mais aqui e aqui

(Fotos: clique sobre as imgs para saber a origem)

Anúncios

3 Comentários »

  1. CaLi said,

    Hmmm….torta holandesa…bom demais….agora vc precisa colocar a receita.
    Bjos

  2. Carol said,

    Muito bom!Quer dizer que brasileiro adora inventar receitas e dar crédito p/os outros,né?

  3. Priscila Valdes said,

    ADOREI!!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: