13/01/2011

Ofélia da ficção

Posted in Sopa de Letrinhas tagged , , , às 11:54 pm por Paula R.

Foi com minha mãe que dei meus primeiros passos na cozinha (e é pra ela que, ainda hoje, ligo quando esqueço algum detalhe). Ontem foi seu aniversário e, de presente, resolvi inverter um pouco os papéis e ensiná-la a cozinhar. Não exatamente eu, na verdade, mas a Dona Benta.

O livro “Dona Benta – Comer bem” (2007, Ed. IBEP, 1120 págs.) se inspira na avó e dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo, criação de Monteiro Lobato.  Lançado em 1940, o livro teve pesos e medidas adaptados aos dias de hoje, inclusive considerando a existência de eletrodomésticos como freezer e microondas.

No total, são de mais de 1.500 receitas, muitas bem brasileiras como arroz de carreteiro e feijoada, e há capítulos de entradas, salgadinhos, molhos, peixes, massas, doces, salgados… Também foram incluídas 200 sugestões de receitas “contemporâneas” não usuais no anos 40. Em breve, comerei – e testarei – várias delas e venho contar aqui.

Minha única dúvida: no Sítio, não era a tia Anastácia que cozinhava?

(Foto: reprodução do Submarino)

7 Comentários »

  1. CaLi said,

    Acho q era sim….mais sei la…rs
    Tb quero testa-las e experimentá-las.

  2. Romi said,

    Era a tia Anasteacia sim! rs

  3. Meire (mãe) said,

    A tia Anastácia cozinhava , mas as receitas podiam ser da Dona Benta …Adorei o presente e talvez agora eu melhore um pouco mais meus cardápios ahahahBjs

  4. Lorena said,

    Esse livro é maravilhoso!!!
    E sim, a Tia Anastácia era a cozinheira, mas a Dona Benta vivia na cozinha e fazia bolinhos de chuva! =D
    Tenha uma ótima semana!!

  5. f-bianchi@hotmail.com said,

    kkkkk AMEI a dúvida!

  6. Ferclis said,

    Verdade….a D. Benta fazia os bolinhos de chuva q eu sempre tinha vontade de comer…..
    E sinto- me privilegiada…..acho q algumas receitinhas do livro vou provar primeiro…rs
    Bjos

  7. Priscila said,

    Eu tive a mesma duvida quando comprei…No inicio do livro ele deixa bem claro que não existe nenhuma ligação entre o Sitio e a Dona Benta…


Deixe um comentário

