20/03/2011

Mercado Municipal – O retorno

Posted in Aprovados (ou não) tagged , , , , , , às 4:43 pm por Paula R.


Já falei sobre o Mercadão por aqui, mas nunca é demais retomar o tema.  Uma das primeiras vezes que fui lá foi com um casal de amigos e, desde então, sempre que posso levo quem se hospeda na minha casa para conhecer. Na sexta-feira, dia do aniversário do blog, fui almoçar e passar a tarde por lá com duas amigas que não via há muito tempo.

Além da arquitetura bacana e dos quitutes de mortadela e bacalhau, o Mercado é uma perdição por conta de suas barraquinhas que vendem de tudo um pouco frutas, queijos, azeites, antepastos, carnes e temperos. Não conseguia sair de lá sem bolinhas de chocolate com licor, mas, nessa minha “nova fase”, descobri (e aprovei) as frutas desidratadas.

São as clássicas uva passa, damasco, figo, ameixa e maçã, além de abacaxi, morango, manga, mamão, goiaba e até caqui. O abacaxi e o morango são meus favoritos no momento (no blog Chocolatria tem até uma receita com ele que parece ser divina). Uma regra básica é fugir um pouco da “rua” principal e pesquisar os preços das barracas mais escondidas. Uma em que costumo ir batante é a Laticínios Estrela, que fica num cantinho.

Também dei uma pirada numa barraca de temperos, a Casa São Paulo; comprei mistura para peixes, caldo de legumes, tempero italiano, cheiro verde desidratado, entre outros. São inúmeros temperos e mix de ervas, embalados em pacotinhos que variam de R$ 1,75 a R$ 3. Na etiqueta, vem a indicação dos ingredientes, do país de origem e, muitas vezes, de onde usar.

Nota: na sexta, uma das amigas era vegan e, pela primeira vez, não comi sanduíche de mortadela ou pastel por lá. Acabamos almoçando no Raful, de comida árabe, e foi gostosinho também.

(Fotos: Paula R.)

6 Comentários »

  1. Carol said,

    Ah prima, o mercadão tinha mesmo que render vários posts!
    Os temperos sempre que vou trago p/cá, pq realmente nos os encontro por aqui,mas essas frutinhas desidratas e comida árabe eu nunca comi , fica p/a próxima visita a SP!

  2. Pri said,

    êeeee eu tava lá =))

  3. Ter amiga vegan também é uma chance de experimentar lugares novos, olha aí! rsrs

    Amei minha primeira visita ao Mercadão com você e a Pri. Foi uma delícia!

    Os moranguinhos fizeram sucesso por aqui, embora o Pedro tenha teimado se tratar de framboesa…hahaha!

  4. CaLi said,

    Nossa…fiquei mto curiosa pra comer essas frutinhas…e agora q eu tenho uma casa de verdade acho até q eu poderia dar uma passada aí pra comprar uns temperos diferentes…;)
    Vamos ver qdo será minha próxima visita…to c saudades, fui no Mercadão 2 vezes só…é mto pouco!!!

    Mas acho q não consigo almoçar lá e não pensar em comer mortadela ou bacalhau….

  5. […] que essa semana foi dedicada aos peixes por aqui. Teve filé de merluza, pastel de bacalhau no Mercadão, almoço no Nandemoya e, pra finalizar, hoje fiz minha primeira bacalhoada. Aproveitei a visita ao […]

  6. […] de doces de um jeito mais saudável e menos calórico tem sido comer as frutas desidratadas do Mercadão. Os sorvetes de iogurte também foram uma mão na roda. 8. Reduzi os líquidos durante as […]


Deixe um comentário

