04/05/2011

Biblioteca ampliada

Posted in Sopa de Letrinhas tagged , , , , , , , , às 11:59 pm por Paula R.

Os últimos meses andaram corridos por essas bandas e, além de não conseguir escrever com a mesma frequência diária, ainda me dei conta que acabei deixando passar alguns temas que mereciam destaque. Um deles é sobre os livros que ganhei no meu aniversário – que aconteceu em janeiro.

Por conta da falta de tempo, ainda não comecei nenhum, mas estou muito curiosa para ler todos. Vou contar um pouco de cada e volto para uma resenha mais detalhada com a leitura concluída.

O homem que comeu de tudo (Companhia das Letras) reúne uma série de artigos de Jeffrey Steingarten, crítico gastronômico da Vogue americana desde 1989. Pelo que parece, o ex-advogado – que sofre de compulsão por comida – sai em busca dos melhores e mais exóticos pratos pelo mundo afora. Acho que esse vai ser o primeiro da minha lista, pois tem textos curtos e é mais fácil de ler no metrô. Destaque para a “mordida” nas folhas do livro, no canto superior direito, que dá todo o charme.

Uma história comestível da humanidade (Ed. Zahar) foi escrito por Tom Standage, editor da revista The Economist, e é um olhar interessante sobre a relação do curso da história com os alimentos. “Ao longo do tempo, os alimentos fizeram mais do que simplesmente proporcionar sustento; eles agiram como catalisadores da transformação e da organização social, da concorrência geopolítica, do desenvolvimento industrial, do conflito militar e da expansão econômica”, diz um parágrafo da introdução.

Amor se faz na cozinha (Bertrand Brasil), além de ter sido muito bem recomendado por uma amiga, o livro de Márcia Frazão já me ganhou pela dedicatória: “Este livro é dedicado aos que engolem o mundo com gula e que têm sempre, para o amor, o olho maior do que a barriga”. Escrito por uma bruxa anarco-feminista, como ela mesma se define em seu blog, o livro aproxima a arte de cozinhar/comer à da sedução. O livro é recheado de receitas como Ninhos de Afrodite, Caldo das Ninfas, Frutas do Jardim do Éden, Molho de Eros e por aí vai.

As grandes receitas de Ofélia (Gold Editora) foram reunidas em um formato bem prático: fascículos temáticos de 50 páginas para a gente poder levar para a cozinha apenas um volume pequeno com a receita escolhida. São doze temas, de Massa & Molhos a Pratos Rápidos & Light, passando por Doces & Sobremesas, Lanches & Sanduíches e outros tantos. Deu fome.

(Fotos: clique sobre as imgs para saber de onde vieram)

Anúncios

2 Comentários »

  1. Taís said,

    Eba! Depois diga se gostou!
    E se aprovaram as receitas 😉
    Bjos

  2. CaLi said,

    Parecem bons….gostei mais do primeiro, mas o terceiro deve ser interessante..
    bjos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: