20/05/2011

Meta alcançada

Posted in Sopa de Letrinhas tagged , , , , , às 11:59 pm por Paula R.


Quando comecei a fazer dieta, em outubro do ano passado, demorei mais de um mês para escrever um post. Depois de feito, não queria que esse virasse um blog de dieta e pretendia provar para mim mesma que conseguiria ter uma rotina mais saudável, porém, tão saborosa quanto antes. Decidi que voltaria a escrever sobre o tema quando atingisse minha primeira meta, a dos 15 quilos perdidos.

E isso aconteceu há pouco mais de uma semana. Já perdi roupas porque ficaram grandes, ganhei outras que estavam encostadas há anos e até comprei calças dois números menores. Também notei que tenho mais fôlego e disposição e, coincidência ou não, nunca mais peguei gripe.

Em casos como o meu em que há muito para perder, nos primeiros cinco quilos ninguém nota que alguma coisa mudou, mas depois da marca dos dez todo mundo quer saber o que você está fazendo. “Está tomando remédio?” e “O que você parou de comer?” são as perguntas mais frequentes. Por isso, decidi fazer uma listinha de coisas que deram certo para mim.

Dez dicas possíveis que ajudam a emagrecer:

1. No dia a dia, priorizei a qualidade da comida. Meu prato básico é composto por: metade de salada, um quarto de legumes e o um quarto restante de carne e/ou carboidratos, queijos, enfim, a “mistura”.
2. (Praticamente) cortei álcool, doces e frituras, abrindo exceção em comemorações e datas especiais.
3. Em geral, não me privei de nada que tivesse vontade, apenas passei a comer menos. Se antes comia dois pães, passei a comer um, se comia três pedaços de pizza, como dois e ponto. Tenho chocolate da Páscoa até hoje, pois me limitei a um bombom ou pedaço pequeno por dia.
4. Digo que culpa engorda, portanto, se decido comer algo para matar a vontade, como e não fico remoendo. Mas nunca mais comi como se não houvesse amanhã, ou seja, nada de repetições ou restaurantes tipo rodízio.
5. Passei a comer de três em três horas. Parece bobagem, mas ajuda mesmo. Já li que acelera o metabolismo e isso queima calorias, mas o que senti foi que evita estar com muita fome na hora das refeições principais.
6. Para essas pequenas refeições, nada de bolachas recheadas, salgados ou bolos, e sim queijo branco, bolacha água e sal, iogurte, sucos e frutas, muitas frutas.
7. Descobri as frutas desidratadas! Além de ter aumentado o consumo de frutas frescas, outra coisa que tem me ajudado a matar a vontade de doces de um jeito mais saudável e menos calórico tem sido comer as frutas desidratadas do Mercadão. Os sorvetes de iogurte também foram uma mão na roda.
8. Reduzi os líquidos durante as refeições e refrigerantes em geral. Muitas vezes prefiro a H2OH, que tem menos gás, ou chá verde.
9. Continuei consumindo produtos de linhas especiais (diet/light) como leite, margarina, maionese, achocolatado, refrigerante…
10. Iniciei uma atividade física. Além de andar um pouco para chegar até o metrô e deste para o trabalho, uma vez por semana comecei a fazer dança. Sei que deveria fazer algo mais aeróbico – a flacidez não perdoa! – mas essa ainda é uma barreira que preciso ultrapassar.

Notas:

> É sempre importante pedir orientação médica ou de um nutricionista.
> Sou totalmente contra remédios para emagrecer ou tirar o apetite.
> No início do ano, o blogueiro Victor, do Prato Fundo, escreveu um post sobre o assunto que gostei bastante. Vale dar uma olhada: Um obeso sob controle.

(Foto: Pontus Edenberg/stock.xcnhg)

Anúncios

12 Comentários »

  1. Cristiano said,

    Aê! Parabéns! Eu ainda chego lá! hehehe
    Agora a gente já pode ir andar de bicicleta ou patinar? hehehe
    Manda um abraço pro Rafael
    Beijos

  2. Juliana said,

    Amei tudo!!! Os efeitos da dieta (vc está ainda mais linda!), as dicas do post (preciso adotar algumas pra eliminar as gordurinhas resistentes na “linha do Equador”… haha), a criatividade pra achar uma maneira não-sacal de emagrecer e a iniciativa de dividir conosco os resultados e impressões. Beijos e parabéns!!!
    da Ju

  3. Milena said,

    Pá, parabéns pela meta alcaçada!!! Obrigada por dividir conosco as dicas e conquistas. Beijo grande, Milena.

  4. Danielle said,

    Muito bom post!!! Fiquei animada para utilizar as dicas.
    Parabéns!!

  5. Taís said,

    Tá boa, fia!
    Rsrs!
    Parabéns, queridona!
    Estou na meta oposta, mas juntas chegaremos lá!
    Sentir-se bem e ser feliz é o que importa, não é?
    Bjos

  6. CaLi said,

    Uhulll!!!
    Parabéns. Vc está ainda mais linda, tive pra quem puxar =D

  7. Roberta said,

    Querida, fico imensamente feliz em ler isso!
    Parabéns!
    Vamos marcar um gueri-gueri light para comemorar??? kkk

    Bjão!

  8. Carol said,

    Fiquei orgulhosa de vc! E espero me inspirar tb,porque venho engordando,fazendo a dieta aposta a sua, bebendo e comendo demais,bastante ansiosa, que é o meu maior inimigo na hora de emagrecer.Parabéns, prima!

  9. Bry said,

    Flor,
    O que falar? Você conseguiu!!!!Conseguiu!!! Nossa, é muito motvo para comemorar!! É muuuuuuuuuuuuito! Fiquei muito feliz e concordo com algo que já li acima: você já era linda, agora só ficou simplesmente mais linda!
    Um beijo enorme com carinho
    PS’s milhões
    Bry

  10. Vanessa said,

    Que bacana, Paula!!! Realmente, motivo de muita comemoração. Beijos e parabéns. 🙂

  11. Romi said,

    Ah Cuca é demais!
    Prima, parabéns!
    Está mais gata e confiante do que nunca. Arrasou!

    Dei um ctrl c + ctrl v na tela do meu computador com suas metas, vou conseguir ser tão perseverante quanto você conseguiu!

    =**************

  12. f-bianchi@hotmail.com said,

    Estou seguindo há um bom tempo (bem + de 1 ano) uma dieta parecida, principalmente no quesito…não se privar de nada…porém comer menos. e sim…ainda tenho chocolate da Páscoa q meu marido gentil e vagarosamente está devoarando por mim. Estou mantendo o peso q vinha num crescente de 2003(qdo mudei de SP p/ Poços) até 2009. Perdi alguns quilos e não ganho peso há um bom tempo! Ou seja: diminuir a quantidade e investir na qualidade funciona.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: