02/07/2011

Bebida sagrada

Posted in Bebidas tagged , , , , , às 11:27 am por Paula R.


Não sou especialista em vinhos, mas sei que os italianos têm caracaterísticas peculiares. Eles não são feitos com as uvas tradicionais que estamos acostumados – merlot, cabernet, shiraz… – e sim com as frutas de determinada região ou mesmo um combinado de uvas.

Ouvi dizer que a Itália tem em seu território vários tipos de solo, altitudes e temperaturas, por isso produz tantos tipos de vinhos diferentes. No livro Sob o sol da Toscana, também dá para perceber o quanto o vinho, assim como o azeite e a comida, é importante para o país.

Ano passado, quando meu namorado foi para Milão e Turim, me trouxe de presentes chocolates, queijos e dois vinhos incríveis. Não vou saber descrever corpo ou buquê, mas a verdade é que nunca tomei um vinho italiano ruim.

E, para homenagear, a produção vinícola dos “fratelli”, o designer francês Antoine Corbineau criou um mapa da Itália dividido pela bebida produzida em cada região. Além de informativo é lindo! E dá para comprar no site dele.

(Img: reprodução do site do artista)

Anúncios

2 Comentários »

  1. f-bianchi@hotmail.com said,

    Amei o post…e me fez lembrar q já dei ete livro de presente e NUNCA li…vou pedir emprestado.
    Mesmo porque o livro q estou lendo atualmente, apesar de interessantíssimo, não é nada relaxante! Título: O Andar do Bêbado de Leonard Mlodinow

  2. Herta said,

    Muito interessante este post, pois eu adoro vinho, costumo tomar uma taça todos os dias, preferencialmente do tipo cabernet. Identifico quando o vinho não é bom, mas conheço muito pouco sobre vinho, diria quase nada. O próximo passo é adquirir o livro, que aliás é muito lindo mesmo!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: