08/07/2011

De olho no desperdício

Posted in Sopa de Letrinhas tagged , , , às 6:49 pm por Paula R.

Semana passada, compramos lá pra casa duas garrafas de Guaraná Antártica de 1L. De vidro. A R$ 1 o casco + R$ 1 o líquido. Foi daquelas coisas que dão satisfação apesar de pequenas. Há tempos tínhamos chegado à conclusão de que as unidades de 2L eram demais para um casal e acabávamos consumindo mais refrigerante do que gostaríamos – sem contar que o final, já sem gás, era jogado fora.

O casco de vidro retornável tem gostinho de infância, quando 1L dava para a família toda, e ainda dá aquela sensação boa de evitar jogar mais lixo por aí. Amo vidro! Já tínhamos uma retornável da Coca, mas era de 2L e de plástico. O que eu quero agora é que comecem a oferecer mais opções, pois não encontrei nenhuma de refrigerante light /zero.

Também andei me aventurando em preparar torradas com pães murchos, que sempre acabavam indo para o lixo. Com um pouco de azeite, sal e orégano dá para fazer milagres. E as torradas caseiras são ótimas para acompanhar uma sopinha nesse frio – aliás, sopas ficam ótimas com tudo-que-tem-na-geladeira (como essa daqui).

Biblioteca

Nessa mesma linha, descobri uns livros bacanas disponíveis para download no site do Programa Mesa Brasil do SESC São Paulo. A iniciativa, criada em 1994, busca diminuir o desperdício de alimentos e a fome, fazendo a ponte entre empresas que querem doar e instituições que precisam receber. A ONG Banco de Alimentos faz um trabalho na mesma linha.

As publicações trazem receitas de aproveitamento de alimentos, dicas de manuseio, conservação, higiene, nutrição e até transporte. Acho que vale a pena dar uma olhada. O Mesa Brasil também dá cursos e palestras sobre esses temas.

> Confira os livros no site

(Imgs: reprodução do site Mesa Brasil e daqui)

Anúncios

1 Comentário »

  1. Carol said,

    Acho mto legal garrafa de vidro,outro sabor,fora o lado politicamente correto,o problema é que esqueço delas quando compro refrigerante,mas vc me lembrou!Obrigadaaa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: