23/08/2011

Physalis com cachaça

Posted in Bebidas tagged , , , , , , às 2:58 pm por Paula R.

Depois da minha experiência não muito animadora com a pitaya, foi a vez de provar a physalis (ou fisalis), fruta que eu só conhecia por meio de blogs de doces refinados, como o Chocolatria. Suas “folhas” – algum botânico me confirma se são folhas ou pétalas? – parecem feitas de uma renda delicada quando secas e garantem a decoração dos pratos. Pequena como um tomate cereja e da cor da seriguela, típica do Nordeste brasileiro, tem um sabor peculiar, mais para o azedo, que não consigo associar a nenhum outro. Deve ficar boa em geleias.

É claro que a maneira como provei a fruta quase não tinha como dar errado: uma caipirinha do Veloso. Ou melhor, do Brasamora – mas a gente sabe que é tudo a mesma coisa. As casas são famosas por suas coxinhas e pelas caipirinhas de primeira. Alguns tipos nem constam do cardápio e são “criações do dia”, como essa de physalis com abacaxi que experimentei por recomendação da minha amiga que estava comemorando o aniversário no bar. Achei a combinação incrível e fiquei curiosa para ver como se dá com chocolate. Não consigo imaginar.

Rica em vitaminas A e C, a physalis faz muito sucesso na Europa e quase não é produzida no Brasil. Segundo a Wikipedia, porém, ela é originária da Amazônia e dos Andes e o maior país produtor é a Colômbia, onde é conhecida como “uchuva”. Pelo que vi no Globo Rural, por aqui ela é chamada ainda de camapum, saco-de-bode, mulaca, joá (ou juá) e joá-de-capote. Vale ressaltar que também é conhecida como juá a planta Solanum mammosum, que é tóxica; o nome científico da que estou falando é Physalis angulata.

O preço da physalis ainda é alto, acho que beira os cem reais o quilo. Portanto, se tiver a oportunidade de tomar uma caipirinha pelo preço padrão ou comer um doce em casamentos, não deixe passar.

(Fotos: reprodução dos sites do Globo Rural e Chocolatria. Clique sobre as imagens)

4 Comentários »

  1. Fabiana said,

    Adoreeeei! Só de ler o texto me deu vontade de ir lá tomar outra caipirinha! Qual o próximo niver?? Não vamos esperar mais um ano, né? rs bjo

  2. Meire (mãe) said,

    Nossa , não conhecia essa fruta , parece muito interessante e bonita , na caipirinha deve ser ótima,ahaha Bjs

  3. Cali said,

    Ai q vontadeee!!!!

    • Guilherme said,

      o doce e muito bom…. eu recomendo …


Deixe um comentário

