08/10/2011

Tico e o pão de nó

Posted in Sopa de Letrinhas tagged , , , , às 10:12 am por Paula R.

Temos entre nossas lembranças alguns pratos inesquecíveis, por terem marcado uma época, uma pessoa, um lugar. Pode ser o bolinho de chuva da mãe, a geleia de morango da avó ou aquele restaurante em que a gente usou talher para peixes a primeira vez. Eu tenho uma coleção desses pratos na minha memória afetiva e vira e mexe falo deles por aqui.

Uma época que marcou a minha infância foi o período em que éramos vizinhos de um garçom da Torre de Pizza, nossa pizzaria favorita em Rio Claro. Magro, com bigode, ele se chamava Tico e tinha duas filhas que viviam brincando em nosso jardim. Quase todos os dias, Tico trazia para casa montes de massa de pizza que sobravam no restaurante e não podiam ser reaproveitados no dia seguinte. Por tabela, ganhávamos também.

A massa vinha em sacos plásticos, macia e inflada, ocupando a prateleira de baixo da geladeira. Acho que tinha entre 5 e 8 anos, não sei ao certo, mas acompanhava tudo de perto. Lembro da minha mãe inventando pratos diferentes para dar conta de tudo aquilo – os rolinhos de salsicha eram meus favoritos! Também lembro de ajudar meu pai a fazer “pão de nó”, uma farra. Demorei anos para descobrir que existia um tal de pão de ló e que ele não tinha nada a ver com os rolinhos de massa em que dávamos nós.

Nunca mais verei o Tico e talvez ele nem imaginasse que tinha marcado uma fase tão gostosa da nossa vida – infância com cozinha cheirando à pizza. Fica aqui o registro e a homenagem.

(Foto: Norman T./stock.xchng)

8 Comentários »

  1. Juliana said,

    Não sei se era o mesmo garçom, mas qdo mudamos pra Rio Claro e íamos na Torre quase toda semana, tinha um deles que adorava meu irmão e sempre brincava com ele… tb tenho ótimas lembranças dessa época! Meu irmão adorava o sorvete (que não era feito lá, e o garçom se ressentia com ele por causa disso… rs), meus pais adoravam a banana flambada com canela (experimentei tb lá pela primeira vez, e até senti até o gosto agora… que delícia!) e eu ficava curiosíssima com os cartazes dos filmes italianos que decoravam o ambiente… enquanto meu pai, que já tinha visto muitos deles, me dava os “resumos” e me ensivava a pronunciar os nomes das atores e atrizes. Foi lá tb que começaram a rolar as primeiras paqueras na época de adolescente, e quando íamos jantar em família, eu e meu primo ficávamos nas janelas da pizzaria, olhando a rua e fofocando, enquanto nossos pais pagavam ou tomavam café, longe da gente…rs.
    Paulinha, vc fez minha manhã mais feliz. Obrigada! 😀
    Beijos,
    Juju

  2. Juliana said,

    PS – Desculpe a falta de revisão do comentário… escrevi na pressa (ou na emoção! hahaha)
    Bjos!

  3. CaLi said,

    Se vc tinha entre 5 e 6 anos eu provavelmente não era nascida… mas lembro mto bem do Tico.
    Linda homenágem!!!!

  4. Ferclis said,

    Fiquei emocionada…..
    E acho q vc deveria ter 8 anos, pois as filhas do Tico são mais ou menos da minha idade, um ano a mais e dois a menos.
    E Ju, eu adorava o sorvete na caneca e sempre queria tomar um igual ao da Paula que era na panela, mais minha mãe nunca deixava pois eu era mais nova e não ia aguentar tudo.
    Boas lembranças….e saudades.

    Bjos

  5. Juliana said,

    Fer, eu sempre tinha vontade de experimentar o sorvete na panela, mas nunca tive coragem, pois achava que não ia aguentar.. ficava prometendo que um dia iria lá só pra jantar aquele sorvete, mas acabei nunca pedindo… eu adorava as pizzas! rs
    Beijos,
    Ju

  6. Meire (mãe) said,

    Muito bonito , eles foram vizinhos muito queridos , que marcaram nossas vidas , e os rolinhos de salsicha ficavam uma delícia mesmo.

  7. Carol said,

    Que texto mais gostoso ,prima!Viajei aqui…cheguei a conclusão que vc poderia escrever um livro de memórias!
    P.S.: Da geléia da sua avó até eu lembro, pq a Tia Lívia sempre me dava um pote quando me encontrava.E eu amava!

  8. Lindas palavras!!! Quantas saudades…………..


Deixe um comentário

