27/12/2011

Suri Ceviche

Posted in Bares/Restaurantes tagged , , , , , às 11:26 am por Paula R.

Vejam só como são as coisas. Minha ideia de escrever um post sobre um restaurante típico peruano e especular sobre a influência da culinária japonesa no país acaba de ir por terra. Com uma breve pesquisa na internet, descobri que o Suri Ceviche é, na verdade, colombiano e que há indícios de ceviches preparados há cerca de 2 mil a.C. entre os índios peruanos. Diante disso e do fato do ceviche ser um prato Patrimônio da Cultura Nacional do Peru, acho que meu equívoco inicial é justificável. O prato também parece ser recorrente em outras culinárias latinoamericanas como a do Equador, Costa Rica, México etc.

Desde que vi a casa numa dessas listas de “Melhores do Ano de2010”, acho que na categoria “Novidade” ou algo assim, fiquei com vontade de conhecê-la. Acabei perdendo a oportunidade de provar seu menu na última RW, mas resolvemos isso há mais ou menos um mês, numa sexta-feira qualquer. Consegui ir a pé do meu trabalho e, chegando por volta das 20 horas, não pegamos fila – quando saímos já havia espera.

Apesar das mesas um pouco próximas demais para o meu gosto, o ambiente é agradável, com iluminação aconchegante, música ambiente suave e mesas enfeitadas com vasinhos de flores charmosos. O andar de baixo, que tem o balcão, me pareceu mais interessante. Meu palpite para a média de idade do público é de 35 anos para cima.

A comida

De entrada, pedimos uma porção de pastel de polvo (R$ 18) com quatro unidades, de bom tamanho, e um ceviche cada. O meu era o chifa (por volta de R$ 35), feito com camarão, lula e corvina com molho de tamarindo e tempurá de batata doce – pedi com pimenta suave. Estava uma delícia! O molho de tamarindo quebrou a acidez do prato e a batata doce foi o complemento perfeito. Talvez só preferisse que fosse feito apenas com peixe por conta da textura dos outros frutos do mar.

Como atualmente tenho comido menos, o prato e os pastéis foram suficientes, mas acho que a conta sairia meio alta se tivéssemos enveredado pelos pratos quentes, ainda mais com a long neck a R$ 8.

Serviço:
Suri Ceviche
Rua Matheus Grou, 488
Pinheiros – São Paulo-SP
Tel.: (11) 3034-1763
http://www.suri.com.br

(Fotos: reprodução do site da casa)

1 Comentário »

  1. Carol said,

    Huuummm….tb achava que ceviche era Peruano,prima! Fiquei com vontade de provar esse pastel de polvo!Quando vc vier p/cá novamente vou te levar num restaurante peruano incrível q tem aqui,você vai amar!!!!


Deixe um comentário

