06/01/2012

Top 5 – Retrospectiva 2011

Posted in Top 5 tagged , , , , , , , , , , às 2:57 pm por Paula R.

Como é de praxe, a virada do ano costuma ser marcada por retrospectivas, listas, promessas de ano novo, e nessa linha sairá esse primeiro post do Órfã. 2011 foi marcado por bons novos restaurantes – que ganharão um post exclusivo na sequência – e também pela “minha nova fase” de dieta, a reeducação alimentar que enveredei por conta própria e, de certa forma, mudou minha vida.

Além de emagrecer 22 quilos e ficar com mais pique para fazer as coisas, acho que posso dizer que escolher melhor o que comer também resultou em ganhos para o paladar. Fiquei mais exigente na hora de decidir o que pôr no prato – para fugir da dieta precisava valer à pena. Frutas também passaram a fazer mais parte do cardápio e as carnes menos, principalmente as vermelhas.

Também foi o ano em que nasceu o ateliê Lili & Clo, que o Órfã foi convidado para uma coletiva de imprensa, que teve outra Festa do Imigrante, mais RWs… Pensando nisso tudo, preparei um “Top 5” de comidinhas e bebidinhas do ano que passou (a ordem da classificação numérica é mera formalidade):

1. Frutas desidratadas: o morango e o abacaxi foram meus preferidos e, apesar de não levarem açúcar no preparo, ajudaram muito a controlar minha vontade de comer doces. Para encontrar variedade e preço, recomendo o Mercado Municipal. Mais…

2. Cogumelos (champignon fresco, shitake, shimeji, funghi…): com a dieta e uma vontade crescente de comer menos carne, principalmente as vermelhas, 2011 foi um ano dedicado aos cogumelos – pode parecer besteira, mas quando como cogumelos não sinto falta de carne. Na culinária japonesa, no quilo perto do trabalho e até em casa eles apareceram! Depois faço um post rápido sobre como preparar com manteiga e shoyu.

3. Physalis: finalmente conheci a frutinha coqueluche dos doces finos, blogs e livros de receitas descolados. Não foi com chocolate que provei e sim numa caipirinha do Veloso e, é claro, foi aprovada. Mais…

4. Cervejas gourmet: na linha “beber menos e melhor”, descobri as tais cervejas gourmet e tenho gostado de experimentar novos sabores. Ainda sou amadora no ramo, mas tenho prestado mais atenção ao assunto. Destaques desse ano: La Trappe (HOL), Delirium Tremens (BEL), Red Stripe (JAM), Svyturys Baltijos (LIT) e a exclusiva cerveja de abóbora Mecenas. Mais…

5. Conaprole (dulce de leche): se tem uma coisa que me fez desviar da dieta sem peso na consciência foi o doce de leite uruguaio que uma amiga daquelas bandas me apresentou. Sabor, consistência e açúcar na medida. Ô coisa boa! Mais…

> Algumas dicas sobre a dieta aqui.

(Fotos: Paula R.)

 

2 Comentários »

  1. Carol said,

    Amei o top 5 !Parabéns pelos 22 quilos! Ainda mais por continuar comendo coisas gostosas,emagrecendo ,acho isso o máximo!

  2. Meire (mãe) said,

    Parabéns por tudo , espero tb aprender a treinar o meu paladar e perder tb 22 quilos .


Deixe um comentário

