10/01/2012

Melhores de 2011

Posted in Bares/Restaurantes, Top 5 tagged , , , , às 12:00 am por Paula R.

Apesar de ter sido um ano com um pouco menos posts, 2011 foi marcado pela descoberta de bons lugares para comer – o que é muito importante, diga-se de passagem. Acabou ficando difícil escolher meus favoritos e a listinha terminou com 10 itens, porém, desta vez, já em ordem de preferência.

And the Oscar goes to:

1. Izakaya Issa: é um tanto irônico, mas minha medalha de ouro vai justamente para um restaurante que ainda não resenhei. Fiquei sabendo do Izakaya pelo blog do Katsuki e já fui pelo menos quatro vezes esse ano. Adiei escrever sobre o bar japonês seguidas vezes, pois achava que o texto poderia não conseguir traduzir a experiência. Com esse ranking, porém, fazê-lo vai se tornar quase uma questão de honra.

2. Garabed: se fosse surpreendida com um “responda rápido qual sua culinária favorita”, acredito que minha resposta hoje seria: japonesa e árabe. Assim, para este segundo lugar, não poderia deixar de fora meu restaurante favorito da categoria. O Garabed é armênio e serve clássicos como esfiha, kafta e quibe, porém de um jeito que eu nunca tinha provado. É um pouco caro, cerca de R$ 50 por pessoa, e o ambiente é simples, mas vale muito à pena. Uma das desvantagens (para mim) que lhe tirou o título é a localização: fica em Santana, longe do metrô. Mais…

3. Arabia: a casa esteve entre as minhas favoritas das duas edições da Restaurant Week de 2011. Ambiente agradável, atendimento excelente e comida gostosa. Só não sei quanto sairia um jantar num dia comum. Mais aqui e aqui.

4. AK Vila: confesso que, da 4ª à 8ª posição, não há muita variação no quanto gostei de cada restaurante. Todos conheci na RW e alguns fui em mais de uma edição. Acabam se diferenciando pela localização ou por algum prato. No caso do AK, o espaguete com pesto e lulas me faz ficar na contagem regressiva para a próxima edição. E ainda teve brinde com espumante e vinho do porto. Hum! Mais…

5. Tanger: assim como o AK, é próximo ao meu trabalho e facilita aproveitar o menu da RW na refeição mais em conta. Também destaco o fato de oferecer um menu executivo a preço acessível e, principalmente, por ter sido cenário de alguns dos almoços mais gostosinhos que tive esse ano. Mais…

6. Obá: casarão charmoso na região da Paulista (Jardins), com decoração inspirada pelas culinárias oferecidas: brasileira, italiana, mexicana e tailandesa. Além do atendimento gentil, destaque para a entrada e a sobremesa da última RW. Pretendo voltar num dia normal. Mais…

7. La Caballeriza: a casa de carne argentina nos Jardins sempre acerta a mão também na entrada, com as empanadas, e na sobremesa. Comida boa sem ser a preço exorbitante, pelo que me lembro do cardápio. O ambiente é bem bonito e dá para ir tanto com a família como com o(a) namorado(a). Mais aqui e aqui.

8. Taizan: também duplamente visitado nas RWs, fez com que a comida chinesa mudasse de categoria para mim. Fica na Liberdade e tem fachada de supermercado, porém a comida e o tamanho dos pratos valem à pena. Mais…

9. Shintori: a comida era bem-feita, é claro, mas o que ficou marcado na minha memória é que era em pequena quantidade – pelo menos no menu da RW. De qualquer forma, merece lugar na lista pelo cenário. O bar e o jardim japonês são coisa de filme. Mais…

10. Sukiya: porque nem só de restaurantes finos vive o homem. A rede de fast food japonesa caiu nas minhas graças por ser prática, barata e saborosa. Não troco um karé com kara ague por um Big Mac nem em sonho. Mais…

(Fotos: Paula R. e reprodução do site do Shintori)

Deixe um comentário

