20/01/2012

Hambúrguer de soja

Posted in Aprovados (ou não), Bares/Restaurantes tagged , , , , às 9:13 am por Paula R.


Já comi “carne” de soja em alguns restaurantes e, na maioria das vezes, não gostei . A textura é estranha e o gosto um pouco enjoativo – mas funciona bem na lasanha a bolonhesa que meu cunhado faz. Apesar de estar comendo cada vez menos carne vermelha, nunca tinha me arriscado no hambúrguer de soja e resolvi experimentar recentemente, inspirada pela visita da minha prima que se hopedou em casa, a mais nova vegetariana da família.

A primeira experiência foi na Lanchonete da Cidade. Tinha ido lá apenas uma vez, logo que mudei para São Paulo, mas acabei não voltando por achar muito caro e não ser necessariamente melhor que outras com preços mais acessíveis. Pedimos um lanche chamado Quitandinha, descrito como: mix de cogumelos, mussarela de búfala e rúcula.

Estava gostoso, mas o que me decepcionou foi que imaginei cogumelos inteiros salteados na manteiga ou no shoyu e, na verdade, era um hambúrguer de soja com pedacinhos de cogumelos dentro. O preço de R$ 34 continuo achando “fora da curva” – dá para comer bem melhor por menos. Mas valeu a pena ter experimentado, pois saí bem alimentada e leve , só não sei se peço de novo.

Como não sei preparar nenhum prato vegetariano, também comprei pela primeira vez uma caixinha de hambúrguer de soja da Sadia (R$ 14,50 com 6 unidades). E não é que o produto me surpreendeu? É um pouco mais difícil de grelhar que o tradicional, pois precisa de um pouco de azeite ou óleo para não despedaçar, mas achei o sabor muito bom. Com os condimentos e a salada, fiquei bem satisfeita com o resultado e sem nenhum pensamento do tipo ” podia ter comido o de carne”.

Serviço:
Lanchonete da Cidade*
Al. Tietê, 110 – Jardim Paulista
(11) 3086-3399
www.lanchonetedacidade.com.br
* Há também unidades em Moema, Higienópolis e Morumbi.

(Foto: reprodução do site da marca e Paula R.)

4 Comentários »

  1. André Sousa said,

    Oi! Já conhecia a Lanchonete da cidade, mas eu particularmente gosto bastante, apesar de achar mesmo os preços bem altos. Experimente o milk-shake de Nutella deles, pois é um sonho realizado na terra. Mas indo ao assunto soja, adorei a dica p/ comprar no supermercado, pois compartilho a sensação textura estranha em experiências anteriores.

    No mais, adoro seu blog e peço por dicas aqui na região de Campinas tb, afinal, nem só da Capital vivem os Paulistas! Rs!

    Bjão!

  2. Eliane Parmezani said,

    Olá, Paulinha

    Se quiser dicas de receitas vegetarianas, tenho umas muito boas. Aliás, receita vegetariana não precisa ser cara nem levar, necessariamente, carne de soja. Aliás, tenho uma receitinha (adaptada) de hambúrguer de soja caseiro que fica muito mais apetitoso que o da Sadia. E ainda é muito prático e rápido. Depois te mando a receita.

    Beijo!

  3. Fernanda said,

    Na lanchonete AChapa (q aliás gosto muito e estou com saudades) tem algumas opções “veggies” q eu recomento. O hambúrguer de soja e o de qnoa são muito bons. E os preços, bem…não são baratos, mas também não estão tão “fora da curva assim”.
    Quanto a receitas vegetarianas, domingo dia 29 preparamos (meu marido e eu) um nhoque de batata doce e beterraba (deveria ter sido de batata roxa, mas não achamos) com molho de sálvia ao balsâmico que ficou d.e.l.i.c.i.o.s.o.! Confira no meu face!!! (Fernanda Beto)
    Abraços!

  4. Como disse a Fernanda, o lanche do A Chapa é muito bom. Tem um apimentado que, pra quem gosta, é excelente. Eu, como não sou fã de muita pimenta, provei outra opção mais leve e adorei.
    Ah, esse de pimenta também vale a pena sem as pimentas por cima…rs. Ele já meio picante. Assim fica saboroso na medida.

    Também tem um lanche vegan muito gostoso no The Fifties. O hambúrguer tem uma consistência ótima.

    É possível fazer hambúrguer vegetal com inúmeros alimentos. Grão-de-bico, berinjela, feijão. Até castanhas. Na rua ainda é difícil de encontrar essa variedade, mas pra quem gosta de cozinhar, é uma boa experimentar. Aliás, minha mãe faz muitos deles assados. Melhor ainda.


Deixe um comentário

