17/02/2012

Aventuras gastronômicas nº 41

Posted in Por aí tagged , , , , , às 7:45 pm por Paula R.


Cíntia M. – Montevidéu (URU) – parrilla uruguaia (2012)

Comendo tudo até a última glândula – “Este ano novo resolvi fazer algo diferente e fui com meu marido para a casa de um amigo em Montevidéu, Uruguai. Eu já sabia que o cardápio seria diverso: teria cerveja, sempre, acompanhada de carne, carne, carne e mais carne. Ah! E carne também, quase ia me esquecendo! Afinal, o Uruguai é um país que tem praticamente mais gado de corte que gente.

Então que fomos, acompanhado de um local, ao Mercado del Puerto, que fica ao lado do porto da cidade. Só para descrever o lugar como um compilado de ‘parrillas’ (as churrascarias deles) em que você pode comer no balcão, em mesinhas e escolher entre diversos tipos de carne e frutos do mar. Mas a gente queria variar, então comemos carne. E só para contar, o churrasco lá é feito com lenha, não só com carvão, o que dá aquele gostinho de fumaça incrível para tudo.

Para começar, pedimos morcella, a linguiça de sangue; chorizo, a linguiça; e molleja, que nosso amigo descreveu como uma glândula que fica no pescoço. O nome em português é ‘timo’, uma glândula linfática. Meus amigos, se vocês não têm frescura, eu recomendo muito. Na brasa ela fica macia e extremamente saborosa, se come com limão e pãozinho, coisa de louco. Depois comemos um lechón (porco) e uns assados de vacio (um corte da parte traseira do boi, equivalente à fraldinha). Hmmmm…”

> Já se clicou comendo por aí? Participe da campanha Aventuras gastronômicas, enviando foto para orfadaofelia@yahoo.com.br com relato sobre o cardápio (o que era, onde comeu, o que achou…).

2 Comentários »

  1. Paula R. said,

    Tenho que ir pra o Uruguai, e agora?Hahahaha…Acho que vou te mandar uma aventura gastronomica na Irlanda!Deixa eu voltar p/Recife!

  2. Carol said,

    Fico passada com esse comentário acima!hahahaha!


Deixe um comentário

