04/12/2012

Chá de coca

Posted in Aprovados (ou não) tagged , , , , , , às 10:50 am por Paula R.

chadecoca

Depois de nossa passagem-relâmpago por Lima, viajamos para Cusco, que fica a mais de 3.400 m de altura e posso afirmar: jogador de futebol que diz que perdeu para a altitude não está mentindo. Os efeitos do chamado “soroche” variam de pessoa para pessoa, incluindo vômito, dor de cabeça, cansaço, tontura, diarreia, falta de ar, entre outros.

As farmácias anunciavam um remédio que combateria o mal-estar (“pill of soroche”), mas nós nos precavemos com a clássica folha de coca (Erythroxylum coca). Para os desavisados, a folha não é entorpecente – há uma série de processos químicos até chegar à droga. A folha atua como vasodilatador e, além dos males da altitude, ajuda a combater dores de cabeça e cólicas.

Começávamos o dia com o chá de coca, levávamos caramelos de coca na bolsa e, na Bolívia, apelamos para as folhas in natura – versão um pouco incômoda, pois é preciso mascar um bocado generoso, que fica guardado na bochecha. Com isso, passamos quase ilesos aos problemas gerais, tirando o cansaço para subir e descer escadas, que parecia inevitável.

O chá acabou se tornando nossa bebida de café da manhã, uma vez que só havia a opção de café instantâneo e, raramente, um leite em pó bem sem graça. Para acompanhar, sempre havia ovos mexidos, um pãozinho redondo leve – que também deveria ser à base de água, mas não tinha nada a ver com o francês – geleia de morango, manteiga e uma pipoca doce para ser consumida com iogurte. Um pingado e um filão com frios entraram para a lista das “coisas que sentimos falta” durante a viagem.

:. O chá da foto foi servido pelo pessoal do Casa Elena, quando chegamos. Hotelzinho recomendadíssimo!

:. Escrito em 30/dez. Mais sobre a viagem aqui.

(Foto: Paula R.)

Anúncios

1 Comentário »

  1. Carol said,

    Noooossa! Quero chá de Coca, now !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: