14/12/2012

Andinos “tutti fratelli”

Posted in Bares/Restaurantes tagged , , , , , , , às 11:46 pm por Paula R.

Eu sempre cogitei a possibilidade do paulistano ser o maior consumidor de pizzas fora da Itália. Isso, até estas férias; praticamente todo restaurante no Peru e na Bolívia é também uma “pizzeria”. Lá tem balada-pizzaria, boteco-pizzaria, restaurante-pizzaria e até pizzaria-pizzaria.

Confesso que, a princípio, estava meio desconfiada da qualidade das redondas, mas fui surpreendida. As quatro vezes que arriscamos, as pizzas estavam bem gostosas. Sempre feitas na hora e assadas no forno a lenha, acompanhadas de molhinhos apimentados e de alho, assim como os sanduíches.

Inti Apu

intiapu_peru

Na noite que passamos em Águas Calientes, esperando para subir a Machu Picchu, provamos nossa primeira pizza da viagem, num dos restaurantes da Av. Pachacutec. Durante o dia, o dono havia feito boas ofertas e “descontos para brasileiros” na cerveja, por isso voltamos depois mais tarde.

A pizza familiar saía por 25 soles/ R$ 21,90 e era mais do que suficiente para um casal. De brinde, ganhamos uma porção de pão de alho – poderia ter sido uma jarra de suco, mas preferimos tomar uma cerveja Pilsen de 1 L (12 soles/ R$ 10,50). Pedimos meia napolitana (mussarela com tomate) e meia quatro estações (chorizo, azeitonas, champinhon, presunto e mussarela).

Com mesa na calçada, o clima é de barzinho e dá para observar o “footing”, que, imagino, em alta temporada deva ser grande.

Av. Pachacutec
(subindo em direção às piscina de águas termais)
Águas Calientes (PER)
Jantar de 6/dez.

El Buho

elbuho_peru

No centro comercial de Puno, cidade à beira do Lago Titicaca, há muitas opções de pizzarias. Estava fazendo muito frio e optamos pela El Bruho, que parecia aconchegante, porém não tão pequena que deixasse nossa roupa cheirando à lenha.

Pedimos uma pizza média (18 soles/ R$ 15,80), meia presunto com azeitonas e meia peperoni. Para acompanhar, duas Cusqueñas de 620 ml ( 14 soles/ R$ 6,15 cada). Destaque para o pão de alho, que, desta vez, era feito na hora com a própria massa da pizza: uma delícia e por apenas 1 sol (menos de R$ 1).

Rua Libertad, 240
Puno (PER)
Jantar de 12/dez.

Donna Isabela

donnaisabela_bolivia

Entre uma longa viagem de jipe pelo deserto e outra maior ainda de ônibus para La Paz, fizemos uma parada na cidade de Uyuni. Não tínhamos muito tempo para procurar lugares para comer e aceitamos uma recomendação para conhecer a pizza com massa de farinha de quinua da Donna Isabela.

O lugar é pequeno e simples, o forno não é à lenha, mas a massa é bem leve e fofa. Pedimos uma pizza familiar, meia presunto, meia champignon (45 bolivianos/ R$ 14,50) e uma Coca-Cola de 600 ml (R$ 1,60).

Rua Camacho
(esquina com a Rua Colón)
Oruro (BOL)
Jantar de 19/dez.

Nota: além destas, houve ainda uma última refeição em La Paz que foi numa pizzaria. Infelizmente, não encontro nenhuma anotação sobre endereço, nome e preço, portanto, não tenho como fazer post.

:. Escrito em 28/jan. Mais sobre a viagem aqui.