20/09/2014

Comida caipira

Posted in Bares/Restaurantes tagged , , , às 2:47 pm por Paula R.

revelandoSP4

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, ou “Feira da Comilança”, como eu e meus amigos chamamos, está completando 18 anos. A festa, que acontecia no Parque da Água Branca, passou para o Parque do Trote, na Vila Guilherme, em São Paulo, há uns três anos – exatamente o tempo em que eu não ia nesta, que é uma das minha feiras favoritas.

O evento reúne apresentações musicais, de dança, barracas de artesanato e muita comida caipira, cultura da qual sou representante. Também há algumas barraquinhas de imigrantes como a do Peru e de Portugal. Cada cidade apresenta sua culinária típica: bolinho de milho, cocada, bananada, cachaça…

No espaço ao fundo do pavilhão e atrás do palco, há uma série de barracas com buffets para refeições completas com feijão tropeiro, vaca atolada, virado à paulista, galinhada, linguiça, mandioca frita, torresmo… Enfim, para comer dando um soquinho no peito para o coração não parar. O tamanho das bandejas varia conforme o preço: R$ 14, R$ 18 e R$ 22.

Comecei minha experiência com um dos meus pratos favoritos, o “rojãozinho”, um espetinho de carne de porco no estilo da kafta. Uma delícia! Depois, arrisquei uma alheira portuguesa, seguida de um prato digno de um Homer Simpson do interior. Peguei a bandeja de R$ 18. Pra levar para casa, investi numa peça de goiabada cascão e cocadas.

A festa no Água Branca era mais charmosa (e mais fácil de chegar para mim), mas o espaço novo é maior e tem mais infraestrutura, tanto para os expositores, como para os visitantes. A Revelando São Paulo começou dia 12 e termina amanhã. Fui na quarta-feira à noite e estava bem tranquilo. Corre, que ainda dá tempo!

revelandoSP0
Meu PF básico: dieta do porco (torresmo, linguiça e costelinha).

revelandoSP5
Não cheguei a comprar o salame, mas provei. Lembra o nosso.

revelandoSP6
Rojão e rojãozinho. Sempre entre os meus favoritos.

revelandoSP7
Bonecos em exposição no setor de artesanato.

Serviço:
XVIII Revelando São Paulo
Local: Parque do Trote
Endereço: Rua Chico Pontes, 1500, São Paulo (SP)
Data: de 12 a 21 de setembro
Horário: das 9 às 21 horas
http://revelandosaopaulo.org.br

Deixe um comentário

